SegTrab_Online

Seguidores

Seja bem vindo, você é o visitante de número

Colaborador ou trabalhador?

Colaborador ou trabalhador?
Muitas empresas e até mesmo profissionais da área de segurança do trabalho, têm deixado de lado o nome empregado ou ou trabalhador, para aderir ao nome colaborador. É comum a palavra colaborador nos DDS, em descrição de acidente, palestras, entre outras. Mas isso está correto? Vamos avaliar?
Segundo o dicionário Aurélio on line, o significado da palavra colaborador é:
1 - Pessoa que trabalha com outra em iguais circunstancia de iniciativa;
2 - Pessoa que escreve para uma publicação periódica, sem fazer parte da redação;
3 - Que colabora
Qual das opções acima podemos entender que seja a pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante a salário (NR 1, item 1.6, alínea "b")?
Será que pessoa que trabalha com outra em iguais circunstância de iniciativa ou que escreve para uma publicação periódica, sem fazer parte da redação é a mesma  que, assume os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços?
Por que será que as Normas Regulamentadoras, Legislação Previdenciária,Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, usa a palavra trabalhador e não colaborador?
A verdade é que existe um certo modismo adotado por alumas empresas de chamar seus empregados de colaboradores. Aparentemente uma inocente denominação, mas eu particularmente não gosto de ser chamado de colaborador, sou trabalhador, como definido na NR 1, item 1.6 alínea "b", ou seja, sou uma pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante a salário. 
Chamar de “colaborador” aquele que não tem poder de decisão sobre a forma de exercer o trabalho, cumpre ordens, não se apropria do lucro de maneira igual e ainda costuma ser demitido quando questiona seus direitos é até um requinte de crueldade.
Trabalhador é TRABALHADOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário