SegTrab_Online

Seguidores

Seja bem vindo, você é o visitante de número

Novas normas, velhas formas.

Pensar a prevenção não é, definitivamente, o mesmo que só observar a legislação

Um dos grandes questionamentos que deveríamos trazer para o debate entre os profissionais de nossa área é saber se, para a prevenção como um todo, é melhor que atuemos no "varejo" ou no "atacado".
Atuar no varejo, neste contexto, significa seguir fazendo o que a maioria de nós faz hoje em dia: cuidando de cada situação de forma direta, expondo-se a desgaste imenso e desnecessário, e dificultando a evolução de uma cultura de segurança mais verdadeira e plena.
Atuar no atacado, aqui, quer dizer cuidar da prevenção de uma forma mais macro, deixando de ser apenas o agente (ou aquele que faz) para se tornar, em parte do tempo, o planejador, tentando ampliar a base de pessoas envolvidas nesse assunto.
Na verdade, se os profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho se afastarem do chão de fábrica, com certeza teremos grandes problemas como, aliás, observamos em muitas organizações em que isso ocorreu e ocorre sem maiores maiores cuidados. Ao mesmo tempo, se não fizermos uma transição gradativa entre os modelos, também teremos grandes problemas.

Fonte: Edição 262 da revista Proteção


Jovem de 25 anos morre eletrocutado ao tentar instalar ar condicionado

O jovem teve parada cardíaca proveniente de choque elétrico.
Ocorrência foi atendida pelos bombeiros por volta das 19h40 desta quarta.

Um jovem de 25 anos morreu na noite de quarta-feira (16) ao tentar instalar um aparelho de ar condicionado na residência onde o pai dele morava no município de Braço do Norte, na região Sul de Santa Catarina. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros por volta das 19h40. Segundo o relato, o jovem teve parada cardíaca proveniente de um choque elétrico.
Os bombeiros afirmaram que tentaram reanimar o rapaz, mas não estavam obtendo sucesso. Ele foi encaminhado para o Hospital Santa Terezinha, em Braço do Norte, e morreu alguns minutos após dar entrada na unidade. A corporação disse que a energia elétrica estava ligada no momento em que André mexia no aparelho.
De acordo com orientações dos bombeiros, é importante avaliar os riscos ao trabalhar com instalações elétricas. A recomendação é de que somente profissionais especializados mexam com as fiações.

Fonte: www.globo.com

 

Campanha Prato Consciente

Prezados colegas,
Bom dia!
Anualmente em 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação e em vez de comemorar a gente precisa refletir. 
O Brasil é o 4º maior produtor mundial de alimentos, mas desperdiça 39 mil toneladas por dia. Isso alimentaria 19 milhões de brasileiros. Hoje, 925 milhões de pessoas vão passar fome no mundo e enquanto isso, 20% dos alimentos vão para o lixo todos os dias. 
Então como chamar a atenção das pessoas para evitar o desperdício? Inclusive a sua?
Assista ao vídeo e conscientize seus amigos.




ACIDENTE FATAL - Choque elétrico externo ( Andaime metálico X rede elétrica energizada. )




10.4 - SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO, MONTAGEM, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO
10.4.2 Nos trabalhos e nas atividades referidas devem ser adotadas medidas preventivas destinadas ao controle dos riscos adicionais, especialmente quanto a altura, confinamento, campos elétricos e magnéticos, explosividade, umidade, poeira, fauna e flora e outros agravantes, adotando-se a sinalização de segurança.

10.6 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS ENERGIZADAS
10.6.3 Os serviços em instalações energizadas, ou em suas proximidades devem ser suspensos de imediato na iminência de ocorrência que possa colocar os trabalhadores em perigo.
10.6.5 O responsável pela execução do serviço deve suspender as atividades quando verificar situação ou condição de risco não prevista, cuja eliminação ou neutralização imediata não seja possível

10.11 - PROCEDIMENTOS DE TRABALHO
10.11.7 Antes de iniciar trabalhos em equipe os seus membros, em conjunto com o responsável pela execução do serviço, devem realizar uma avaliação prévia, estudar e planejar as atividades e ações a serem desenvolvidas no local, de forma a atender os princípios técnicos básicos e as melhores técnicas de segurança aplicáveis ao serviço

10.14 - DISPOSIÇÕES FINAIS
10.14.1 Os trabalhadores devem interromper suas tarefas exercendo o direito de recusa, sempre que constatarem evidências de riscos graves e iminentes para sua segurança e saúde ou a de outras pessoas, comunicando imediatamente o fato a seu superior hierárquico, que diligenciará as medidas cabíveis.

PROCEDIMENTO PARA MONTAGEM E DESMONTAGEM DE TRABALHOS EM ANDAIME TUBULAR MODULADO:


Solicitar Permissão para Trabalho (PT) junto à área onde será realizado o trabalho, bem como as Recomendações Adicionais de Segurança (R.A.S).
Antes da montagem de qualquer andaime, deverá ser verificado pelo Encarregado da montagem do andaime no mínimo os seguintes aspectos:

        Objetivo da estrutura;
        Carga a ser aplicada;
        Presença de agentes de risco no ambiente;
        Interferência em equipamentos;
        Quantidade de material a ser utilizado;
        Recursos disponíveis de mão de obra (verificar qualificação);
        Existência de fontes de energia elétrica, pneumática;

Devem ser tomadas precauções especiais (elaboração de A.P.R.), quando na montagem, movimentação e utilização de andaimes próximos a redes elétricas, energizadas ou não. Caso a distância seja inferior a uma distância segura,  deve-se proceder com a desenergização da rede, afastamento do local energizado, proteção das linhas, além do aterramento da estrutura e equipamentos que estão sendo utilizados. Na impossibilidade da desenergização deverá ser realizada uma Análise Preliminar de Risco específica.

Menor tem 70% do corpo queimado após tentar acender churrasqueira

Acidente ocorreu neste sábado (5), em Ponta Grossa, no Paraná.
Jovem foi levado de helicóptero para Hospital Evangélico, em Curitiba.

 
Um adolescente de 14 anos teve 70% do corpo queimado após tentar acender uma churrasqueira em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, neste sábado (5). Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o garoto estava fazendo um churrasco com um grupo de amigos e utilizou etanol para tentar acender a churrasqueira. O menino precisou ser resgatado por um helicóptero. 

O jovem foi levado pelo helicóptero do Grupamento Aeropolicial de Resgate (Graer) ao Hospital Evangélico de Curitiba. Ainda de acordo com o Samu, o estado de saúde do garoto é gravíssimo. “Aqui em Ponta Grossa não temos um hospital com suporte suficiente para atender alguém com essa extensão de área queimada”, disse o médico do Samu Mauricio Falcão.
Um rapaz de 21 anos, que estava próximo do adolescente, sofreu queimaduras de 2º grau e foi encaminhado ao Hospital Municipal de Ponta Grossa.

Fonte: www.globo.com