SegTrab_Online

Seguidores

Seja bem vindo, você é o visitante de número

ACIDENTE FATAL - Choque elétrico externo ( Andaime metálico X rede elétrica energizada. )




10.4 - SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO, MONTAGEM, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO
10.4.2 Nos trabalhos e nas atividades referidas devem ser adotadas medidas preventivas destinadas ao controle dos riscos adicionais, especialmente quanto a altura, confinamento, campos elétricos e magnéticos, explosividade, umidade, poeira, fauna e flora e outros agravantes, adotando-se a sinalização de segurança.

10.6 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS ENERGIZADAS
10.6.3 Os serviços em instalações energizadas, ou em suas proximidades devem ser suspensos de imediato na iminência de ocorrência que possa colocar os trabalhadores em perigo.
10.6.5 O responsável pela execução do serviço deve suspender as atividades quando verificar situação ou condição de risco não prevista, cuja eliminação ou neutralização imediata não seja possível

10.11 - PROCEDIMENTOS DE TRABALHO
10.11.7 Antes de iniciar trabalhos em equipe os seus membros, em conjunto com o responsável pela execução do serviço, devem realizar uma avaliação prévia, estudar e planejar as atividades e ações a serem desenvolvidas no local, de forma a atender os princípios técnicos básicos e as melhores técnicas de segurança aplicáveis ao serviço

10.14 - DISPOSIÇÕES FINAIS
10.14.1 Os trabalhadores devem interromper suas tarefas exercendo o direito de recusa, sempre que constatarem evidências de riscos graves e iminentes para sua segurança e saúde ou a de outras pessoas, comunicando imediatamente o fato a seu superior hierárquico, que diligenciará as medidas cabíveis.

PROCEDIMENTO PARA MONTAGEM E DESMONTAGEM DE TRABALHOS EM ANDAIME TUBULAR MODULADO:


Solicitar Permissão para Trabalho (PT) junto à área onde será realizado o trabalho, bem como as Recomendações Adicionais de Segurança (R.A.S).
Antes da montagem de qualquer andaime, deverá ser verificado pelo Encarregado da montagem do andaime no mínimo os seguintes aspectos:

        Objetivo da estrutura;
        Carga a ser aplicada;
        Presença de agentes de risco no ambiente;
        Interferência em equipamentos;
        Quantidade de material a ser utilizado;
        Recursos disponíveis de mão de obra (verificar qualificação);
        Existência de fontes de energia elétrica, pneumática;

Devem ser tomadas precauções especiais (elaboração de A.P.R.), quando na montagem, movimentação e utilização de andaimes próximos a redes elétricas, energizadas ou não. Caso a distância seja inferior a uma distância segura,  deve-se proceder com a desenergização da rede, afastamento do local energizado, proteção das linhas, além do aterramento da estrutura e equipamentos que estão sendo utilizados. Na impossibilidade da desenergização deverá ser realizada uma Análise Preliminar de Risco específica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário