Boa noite!
Hoje quero convida-los para uma breve reflexão sobre Análise e Investigação de Acidentes, suas causas básicas e ações propostas. Confesso que o assunto não é tão simples assim, chegando a gerar até uma certa polênica nas reuniões de análise de acidente em que participo. O que acontece é que cada profissional tem seu entendimento, seu ponto de vista e como não sou diferente de ninguem, também tenho o meu e defendo com unhas e dentes a tese de que não existe causa básica que seja humana.
Antes de dar continuidade no assunto, gostaria de esclarecer que esta postagem é o meu entendimento em relação ao tema, não se tratando de uma regra ou algo mandatório, somente o sentimento de um profissional com boa vontade de promover a saúde e preservar a integrida física dos trabalhadores.
Então, causa básica humana, está aqui todo motivo da polêmica. É muito comum encontrar nas análises de acidentes causas básicas do tipo: "falha na percepção de risco", "tomada de decisão deficiente", "distração", "ato inseguro do colaborador", enfim, são diversas situações em que a empresa tenta se insentar da culpa de um acidente, atribuindo a causa do acidente ao próprio acidentado, que já esta sendo penalizado com o próprio acidente.
Recentemente tive a oportunidade de assistir a apresentação do resultado de uma análise em que uma das causas básicas foi "posicionamento inadequado do colaborador". Na ocasião o colaborador foi atingindo na boca por uma chapa metálica, após "jogar" a mesma chão com determinada força.
Ao questionar sobre a causa humana encontrada, o apresentador explicou seu entendimento, a ferramenta utilizada na análise e citou a OHSAS, etc.
Eticamente preferi só em não concordar com a causa humana, até porque o apresentador é um excelente profissional, mas com pensamento retrógado, pois ao dizer que na própria OHSAS a maioria dos acidentes são causados pelo comportamento humanos, é querer lavar as mãos e substimar a inteligência das pessoas. Ora, se na própria OSHAS diz que a maioria dos acidentes são causados pelo comportamento humano, o que devemos fazer? Culpar o acidentado pelo acidente? Não! Devemos criar barreiras que impeçam o acidente no caso de falha de comportamento.
É muito fácil ter treinamento em percepção de risco como medida de controle, isso não bloqueia, o acidente vai ocorrer novamente, pode ser que não ocorra com a mesma pessoa, pode ser que não seja na mesma atividade, mas vai ocorrer. No meu entendimento, temos que ir além, é preciso saber identificar um desvio comportamental, realizar o devido tratamento, sendo pontual ou não, sendo de engenharia ou não.
O que devemos é mudar a cultura de culparmos o empregado, focarmos em ações que realmente bloqueiem de vez uma nova ocorrência e assumir que os riscos existentes na área de trabalho não pertecem ao colaborador e sim a empresa, sendo assim ela é responsável em gerir esses risco.
Um bom exemplo para ilustrar o bloqueio que impede a o acidente em caso de falha de comportamento é a máquina dela lavar em nossa casa: Tem aviso de não se aproximar? Tem aviso que gira em alta velocidade? Cuidado não se aproxime? Nada disso, abriu a tampa ela para!
Profissionais de Segurança, vamos trabalhar, afinal temos esse compromisso com aqueles contribuem de forma efetiva para o crescimento da nossa empresa.
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